Maria Helena Lesqueves Sandoval

Injeção Para se Livrar de Olheiras

Tratamento que associa o laser fracionado e o preenchimento com ácido hialurônico promete melhorar a aparência da região

Homens e mulheres que têm olhos fundos e olheiras aparentes, roxas ou em forma de bolsa já podem comemorar. Um novo tratamento de dermatologia, que associa o laser fracionado e o preenchimento com ácido hialurônico, promete melhorar a aparência da região ao redor dos olhos.

A novidade foi apresentada durante a 1ª Jornada de Dermatologia Cosmiátrica, que aconteceu recentemente em Vitória.

A dermatologista Eloísa Ayres explicou que a novidade é o uso das técnicas combinadas.

As técnicas já existem, mas acombinação delas e a utilização nessa região dos olhos são novas e têm dado bons resultados na melhoria das olheiras

afirmou.

As olheiras têm várias causas, entre elas, a profundidade dos olhos, que é hereditária, o excesso de vasos na região debaixo do olho e a pigmentação da pele no local.

O tratamento não as elimina, mas suaviza. O envelhecimento também é causa de aumento nas bolsas debaixo dos olhos.

O método clareia a pigmentação, deixa a pele mais firme e tira também o efeito da sombra com o preenchimento. Para quem tem bolsas debaixo dos olhos, é feito o preenchimento dos sulcos

O número de sessões depende da idade do paciente. “Vai de uma a cinco sessões, de acordo com a necessidade”, observou Eloísa.

O preenchimento dura entre oito e 12 meses e o laser precisa ser reaplicado a cada quatro meses.

A dermatologista Maria Helena Sandoval, coordenadora científica da 1ª Jornada de Dermatologia Cosmiátrica, explicou que a pele da pálpebra é uma das mais finas do corpo humano. “Tem 0,4 milímetro de espessura e, ao longo dos anos, é onde o sol mais incide, o que vai deixando a área mais escura e dá maior impressão de olheiras”, disse.

Ela ressaltou que até mesmo quem fica longe do sol precisa se prevenir. “Quem estuda à noite ou trabalha debaixo de luz ultravioleta ou na frente do computador tem de usar filtro solar”, completou.

A técnica

  • O TRATAMENTO é feito com a combinação de laser fracionado e preenchimento com ácido hialurônico.
  • A TÉCNICA atua no clareamento da pigmentação, na firmeza da pele debaixo dos olhos e no fim do efeito da sombra (quando a região fica mais escura, acentuando a olheira).
  • O ÁCIDO clareia e preenche a região.
  • AS TÉCNICAS já existem mas não são usadas de maneira combinada e nessa região do rosto.

Dicas

  • COLOCAR chá de camomila bem gelado com compressas com algodão antes de ir para uma festa. Qualquer compressa gelada fecha os vasos debaixo dos olhos e ajuda a diminuir o efeito escurecido.
  • USAR CORRETIVOS na região.
  • NÃO ESQUECER do filtro solar, ele deve ser usado até para quem fica longe do sol. Quem estuda à noite ou trabalha debaixo de luz ultravioleta ou na frente do computador também tem de usar filtro solar.
  • ÓCULOS ESCURO é fundamental na praia e deve ser usado o tempo todo de exposição ao sol.
  • HIDRATAR é muito importante, porque, diferentemente do restante do rosto, a região tem poucas glândulas sebáceas e resseca facilmente.
  • DORMIR BEM é fundamental. Dormir mal causa olheira, pois há dilatação vascular na região do olho.
  • O ALÉRGICO tem de procurar um tratamento, porque coçar muito os olhos faz com que aumente a pigmentação e dilata vasos.

Problema é comum em alérgicos

Os alérgicos, que têm rinite, devem ficar mais atentos aos cuidados com as olheiras. De acordo com a dermatologista Juliana Drumond, a rinite alérgica é a segunda causa de olheiras. A primeira é a formação genética.

“Se entre as causas estão a rinite e a obstrução nasal, a pessoa precisa tratar esses problemas primeiro para depois tratar a olheira”

 afirmou a dermatologista.

Quem faz o tratamento de olheiras mas não controla a rinite pode perder os resultados e o problema voltar a aparecer como antes.

Isso porque os alérgicos tendem a coçar os olhos com frequência, o que mantém dilatados os vasos da região debaixo dos olhos.

Outra doença respiratória que tem relação com as olheiras é a asma. Segundo a dermatologista Maria Helena Sandoval, esses pacientes têm os vasos da região debaixo dos olhos muitos dilatados.

“Pessoas com dificuldade respiratória, como asmáticos, com desvio de septo ou com problemas de ronco e ainda com sinusite de repetição estãomuito sujeitas ao escurecimento das olheiras”

explicou a médica.

A falta de sono, o tabagismo e o alcoolismo também são causas das olheiras. “Os fumantes têm olheiras por deficiência circulatória, pois eles têm baixa oxigenação no sangue. Já pessoas que bebem podem desenvolver deficiência proteica, que também leva ao escurecimento”, disse Maria Helena.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *