Maria Helena Lesqueves Sandoval

Inverno é tempo de cuidar das manchas II

Os vários tipos de manchas que surgem no rosto, dorso das mãos, braços e colo, sem dúvida influenciam na autoestima das pessoas.

São de vários tipos e têm tratamento, principalmente quando são procurados no início. São manchas escuras, planas, pequenas e arredondadas ou espalhadas pelo rosto, podendo assumir vários tamanhos dependo do tempo que aí estão.

MELANOSE SOLAR OU SENIL

São manchas de cor castanho-claro, escura ou negra, localizadas, à princípio, no dorso das mãos, braços, antebraços e face. São causadas devido a ação cumulativa do sol na pele, observadas em pessoas claras após os 30 anos.

No tratamento, recomenda-se o uso constante de FILTRO SOLAR DE AMPLO ESPECTRO, várias vezes ao dia. Ou o uso de LUVAS COM TECIDO FOTOPROTETOR para os que optam por exercício ao ar livre ou mesmo, usar para dirigir.

Para tratar as manchas, várias técnicas poderão ser usadas como Peelings, aplicação de Luz Intensa Pulsada, substâncias químicas como ácido tricloroacético e a Crioterapia, todas realizadas em Consultório e pelo profissional médico.

O uso domiciliar de substâncias despigmentantes, também se faz necessário.

A LIP ( LUZ INTENSA PULSADA ) e os LASERS FRACIONADOS específicos para as manchas são os mais eficazes atualmente. Recomenda-se de 2 a 4 sessões com intervalos mensais ou até menores. O tratamento é feito por médico e provocará descamação e crosta que irá persistir de 5 a 7 dias. Recomenda-se rigor na proteção solar e idas anuais ao dermatologista para manutenção.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *