A radiação solar provoca um efeito cumulativo em nossa pele, sendo que a maior parte desse dano causado pelo sol, ocorre precocemente na infância e adolescência.
A proteção solar previne o câncer de pele e o envelhecimento precoce.
Os efeitos indesejáveis dessa radiação na pele são:
2) TARDIOS: Envelhecimento, câncer de pele e catarata nos olhos. As crianças mais predispostas às lesões solares são aquelas de cabelos ou olhos claros, com sardas, que se queimam com muita facilidade e se bronzeiam com muita dificuldade e com casos de cânceres de pele na família.
DICAS DE PREVENÇÃO
1) Crianças até 6 (seis) meses não devem ser expostas diretamente ao sol;
2) Crianças com mais de seis meses devem respeitar o horário de 10 às 15h ou 16hs no horário de verão e, ainda assim, não se expor ao sol sem proteção adequada de roupas, chapéus de abas largas, sombrinhas nos carrinhos, óculos escuros e filtros solares. Preferir atividades esportivas em áreas cobertas.
3) A aplicação do filtro solar deverá ser diária, em todas as áreas descobertas, incluindo orelhas e pescoço. Aplicar uma camada espessa de fator de proteção, que deve ser entre 15 e 30.
4) Evitar produtos alcoólicos ou géis, que podem provocar irritação e sensação de ardência na pele da criança. Reaplicar o protetor após suar e nadar. Prefira os FILTROS SOLARES FÍSICOS, evitando assim alergias de contato. Usar Protetores Labiais.
OS ADULTOS PRECISAM SABER :
- Queimaduras solares na Infância aumentam o risco de Câncer de Pele no adulto.
- Não há necessidade de exposição solar direta para que as crianças mantenham os níveis de vitaminas e minerais que necessitam para seu desenvolvimento.
- Poucos minutos de sol, mesmo indiretamente, poucas vezes por semana, são suficientes para a síntese adequada de vitaminas.
- Bronzeamento não é sinônimo de Saúde! O bronzeamento significa que a pele já foi lesada e os efeitos só serão observados muitos anos depois.
- A simples aplicação do Filtro Solar não pode ser justificativa para manter a criança mais tempo sob o sol.
- Aplicar fotoprotetores mesmo nos dias nublados.
- Superfícies como: água, neve, concreto, areia, refletem a Radiação Solar, potencializando o dano à pele.
- Alguns medicamentos podem tornar a pele mais sensível ao sol.
- É muito importante o exemplo dos pais e familiares para as crianças assimilarem bons hábitos de fotoproteção.
- A Fotoproteção e a Fotoeducação adequadas desde a Infância, diminuem o risco de câncer da Pele na idade adulta!
Fonte: Dra. Maria Helena Lesqueves Sandoval