Maria Helena Lesqueves Sandoval

Protetor Solar: não confie só no rótulo

Em 17 de junho de 2011, a Dra. Maria Helena L. Sandoval foi notícia no jornal A Gazeta ao comentar sobre os perigos de se confiar cegamente nos rótulos dos produtos. A baixo a reportagem completa:

Médicas alertam que muitas promessas não são verdadeiras e que resultado depende do uso correto

Os protetores solares vendidos nos Estados Unidos não poderão mais informar nos rótulos que são “à prova d’água” nem que bloqueiam os raios solares, por serem consideradas propagandas enganosas pela agência reguladora do país. Além disso, os filtros que dizem reduzir o risco de câncer de pele terão que comprová-lo. Enquanto no Brasil as normas para os rótulos continuam as mesmas, o consumidor deve ficar atento ao que é verdade e ao que não passa de promessa.

“Eu não confio no que diz na embalagem, e sempre reaplico o filtro solar nas minhas filhas depois que elas vão na água ou suam muito”

conta a esteticista Fabiana Santana, de 25 anos, mãe de Camilly, 8 anos, e Carollini, 6.

Segundo a dermatologista e membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia, Maria Helena Sandoval, não há produto totalmente à prova d’água. “O correto é indicar o tempo de resistência à água que o protetor tem”.

CUIDADO. Fabiana reforça o protetor nas filhas Camilly e Carollini sempre que vão a água. Fotografo: Ricardo Medeiros

BLOQUEADORES

A especialista também explica que não há um produto que bloqueie a ação dos raios solares. “Bloqueador de raio solar é parede. Os filtros apresentam graus de proteção para os raios UVB, que são os que queimam a pele, e os UVB, que são os que produzem melanomas e envelhecem a pele”, explica Maria Helena.

E nem sempre um fator de proteção solar muito alto significa mais resistência ao sol. “Entre um filtro solar de fator 30 e um de fator 50, por exemplo, o aumento na proteção não chega a 1%”, informa a dermatologista Livia Lourega.

As médicas alertam que os filtros solares são apenas uma das maneiras de se proteger do sol, e que sua eficácia depende de um uso correto do produto. “Sempre recomendo o fator 30 e, se a pessoa esta todo o dia exposta ao sol, deve reaplicá-lo a cada uma hora e meia”, explica Livia. Não se deve espalhar demais o produto, e sim deixar que ele seja absorvido pela pele. (Jornalista Cida Alves)

FIQUE DE OLHO NO FILTRO

TIRE SUAS DÚVIDAS SOBRE O USO ADEQUADO DO PROTETOR SOLAR NO DIA-A-DIA

Se passo o filtro solar, posso tomar sol o dia inteiro…
Mito. O filtro é uma das maneiras de se proteger da radiação do sol. Além de usar óculos escuros e chapéu, também se deve observar os horários de exposição ao sol.

Há protetores que não saem na água?
Mito. O produto pode resistir por um tempo, mas não é totalmente à prova d’água. O mesmo acontece com o suor.

O correto é usar o protetor solar todos os dias.
Verdade. Faça chuva ou faça sol, o indicado é usar o filtro solar sempre. Mesmo dentro de ambientes fechados, pois a luz artificial e do computador também mancham a pele.

Quanto maior o fator, maior a proteção.
Mito. O aumento na proteção de um filtro de fator 30 para um de fator 50 não chega a 1%.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *