A Rosácea é uma doença inflamatória crônica, observada principalmente no rosto, com períodos de melhora e de piora. Aparece na face, como uma vermelhidão que aumenta frente a ingestão de alguns alimentos, bebidas alcoólicas ou tensão emocional.
Os principais sinais que surgem são vermelhidão persistente, aumento dos vasos superficiais da pele, inchaço, pequenas pústulas que lembram acne e lesões oculares como vermelhidão e coceira.
Podemos classificá-la em quatro graus, desde seu início:
- GRAU I: crises de rubor facial (“flushing”), que vai e volta.
- GRAU II: rubor facial permanente, sensação de queimação, coceira, ora a pele fica oleosa, ora ressecada.
- GRAU III: Surgimento de pequenos nódulos e/ou pústulas , mostrando inflamação sobre uma base bem vermelha, com muitos vasos sanguíneos no centro da face, nariz e queixo.
- GRAU IV: Surgimento do RINOFIMA, que é o aumento exagerado do nariz (aspecto de”framboesa”,) e muitas vezes com característica deformante. Mais comum em homens mais velhos.
Geralmente, a Rosácea acomete mais paciente de pele clara, mais mulheres, sendo progressivo e piorando entre a quarta e a quinta décadas de vida, se não tratada corretamente. O processo envolve vasos da pele e a unidade pilosebácea. Não há um tratamento que cure a Rosácea, mas há medicamentos para reduzir os sintomas, sendo importante o uso diário de Filtro solar pois a patologia é muito sensível a alterações de temperatura.
Algumas dicas para não piorar a Rosácea:
- Evitar cosméticos, retinóides locais, corticóides e sabonetes de alta detergência;
- Drogas como álcool (principalmente o vinho tinto) e fumo, pioram;
- Evitar alguns alimentos como pimenta, chocolate, cafeína, mariscos, frituras e carne de porco. Alimentos muito quentes ou bebidas muito quentes além de bebidas muito frias, também pioram a vermelhidão da face;
- Evitar: sol, frio, calor excessivo, vento e sauna;
- Alterações hormonais na menopausa, também pioram o aspecto da pele.
Recomendações úteis:
- Sabonetes especiais para pele sensível;
- Uso de maquiagem corretiva;
- Medicamentos para diminuir a vermelhidão facial e recomendação para sessões de LUZ INTENSA PULSADA com o dermatologista, que reduzirá os vasos e os poros da pele;
- Ter uma vida saudável controlando o “stress” e ter o hábito diário de usar Filtro Solar.
- Não tratar sem orientação de um médico Dermatologista, para que a conduta seja adequada e seu acompanhamento traga a melhora da sua pele.