A palavra LASER é a abreviaçao de LIGHT AMPLIFICATION STIMULATED EMITTED RADIATION (ampliação da luz emitida por radiação estimulada), que significa luz com grande potência, concentrada em um raio que transmite toda sua energia a um só ponto, sem disperçar-se, atingindo o alvo da pele a que se propõe. Esses alvos podem ser: pigmentos, cicatrizes, estrias, queloides, cicatrizes de queimaduras ou rugas.
Os diferentes tipos de laser tem suas caracteristicas de cor, intensidade energética e ritmo (pulsátil ou contínuo) , de acordo com a màquina que o gera.
Por ser potente e requerer muitos cuidados exigidos pela Vigilância Sanitária, o LASER deve ser operado por profissional MÉDICO que recebe treinamento específico de Biosegurança, proteção com óculos especiais para o paciente e para a equipe que fica na sala, proteção intraocular para o paciente, ar gelado, aspirador para aspirar a fumaça que sai no momento da execução de um Laser ablativo e mais, o PROFISSIONAL MÉDICO é o único apto a tratar as complicações que podem surgir de procedimentos desse porte!
Fica um ALERTA importante para os que procuram esse método de rejuvenescimento!
Falando sobre rejuvenescimento, após uma avaliação feita pelo médico sobre o estado da pele do paciente e sabendo o que o mesmo deseja, partiremos para a escolha do método de Laser Fracionado (para que a recuperação seja rápida, fracionamos a ação do laser) ABLATIVO ou NÃO-ABLATIVO.
Os Lasers ABLATIVOS, retiram a Epiderme no ato da apilcação através dos microfurinhos que penetram na pele, gerando pequenas crostículas e requerendo um período de recuperação maior, de 7 dias em média. Enquanto o LASER NÃO-ABLATIVO, conserva a epiderme, levando a recuperação ser mais rápida (de 3 a 5 dias). Esses lasers promovem um “resurfacing”, que significa ” refazer a superfície da pele”, deixando-a mais lisa, uniforme, sem manchas, poros mais fechados e portanto, mais rejuvenescida!
O “resurfacing a laser” tornor-se uma das técnicas mais modernas no tratamento de rugas faciais, removendo os tecidos envelhecidos com a mínima lesão.
Com isso, a ação do laser e as energias existentes para melhorar a pele (ERBIUM-GLASS, ERBIUM-NDYAG, CO2 etc) podem tratar desde rugas finas e médias até a pele bem envelhecida (geralmente relacionada a grande exposição solar durante a vida), manchada e que não tenham muito excesso de pele ou flacidez do rosto e pescoço.
O inverno, é portanto a época ideal para iniciar o processo de rejuvenescimento, lembrando sempre da proteção solar, em qualquer época do ano!